cover
Tocando Agora:

Botafogo mantém apenas 13 dos 47 jogadores que foram campeões da última Copa Libertadores

Desmanche do elenco campeão da América evidencia renovação total no Glorioso Botafogo se prepara para as quartas da Copa do Brasil Após a grande vitór...

Botafogo mantém apenas 13 dos 47 jogadores que foram campeões da última Copa Libertadores
Botafogo mantém apenas 13 dos 47 jogadores que foram campeões da última Copa Libertadores (Foto: Reprodução)

Desmanche do elenco campeão da América evidencia renovação total no Glorioso

Botafogo se prepara para as quartas da Copa do Brasil

Após a grande vitória no fim de semana, o Botafogo aproveita a Data FIFA para se preparar para o segundo jogo das quartas de final da Copa Betano do Brasil, contra o rival Vasco. A partida será disputada no Nilton Santos, após o empate no confronto de ida.

No Brasileirão Betano, o Glorioso ocupa a quinta posição, com 35 pontos em apenas 20 jogos. A diferença para o Bahia (36), quarto colocado, é de apenas um ponto, enquanto o Alvinegro está 11 pontos atrás do líder Flamengo (47).

Sonhando com títulos nacionais, o Botafogo se apoia em conquistas recentes, como a Copa Libertadores de 2024. No entanto, menos de um ano após a glória continental, aquele elenco campeão praticamente deixou de existir.

John e Cuiabano foram os últimos a deixar o Botafogo

Dos 47 jogadores que participaram da campanha vitoriosa, incluindo todos os que chegaram a ser relacionados ao menos uma vez, apenas 13 ainda vestem a camisa do clube, o que corresponde a cerca de 28% do grupo. Em outras palavras, 34 atletas já se despediram do Botafogo, evidenciando um verdadeiro desmanche no plantel que conquistou a América.

Entre os que saíram, 26 jogadores foram negociados ou deixaram o clube em definitivo, sete estão cedidos por empréstimo a outras equipes, e um encerrou a carreira: o lateral-direito Rafael. Mais recentemente, o goleiro John e o lateral-esquerdo Cuiabano foram transferidos para o Nottingham Forest, da Inglaterra.

Na decisão contra o Atlético Mineiro, disputada no Monumental de Núñez, 23 atletas foram relacionados. Destes, apenas oito permanecem no Botafogo: Vitinho, Alexander Barboza, Alex Telles, Marlon Freitas, Savarino, Marçal (que chegou a sair e depois retornou), Allan e Matheus Martins.

Luiz Henrique foi vendido para o Zenit, da Rússia

Além dos atletas que estiveram à disposição na final em Buenos Aires, seguem no elenco alvinegro, embora não tenham participado da decisão (por lesão, suspensão ou opção técnica): Bastos, Newton, Jeffinho, Raul e Mateo Ponte.

Os demais campeões se espalharam por clubes do Brasil e do exterior. Alguns atuam em ligas de destaque, como Thiago Almada (Atlético de Madrid), Luiz Henrique (Zenit) e Tiquinho Soares (Santos). Outros optaram por mercados alternativos, como Adryelson e Hugo no Al Wasl (EAU), Gregore no Al-Rayyan (Catar) e Danilo Barbosa no Al-Ula (Arábia Saudita).