cover
Tocando Agora:

Palmeiras tem histórico positivo em semifinais da Copa Libertadores e busca nova classificação rumo à decisão

Verdão busca ampliar tradição em fases decisivas e repetir força que o levou a dois títulos da Libertadores neste século Semifinais da Libertadores come...

Palmeiras tem histórico positivo em semifinais da Copa Libertadores e busca nova classificação rumo à decisão
Palmeiras tem histórico positivo em semifinais da Copa Libertadores e busca nova classificação rumo à decisão (Foto: Reprodução)

Verdão busca ampliar tradição em fases decisivas e repetir força que o levou a dois títulos da Libertadores neste século

Semifinais da Libertadores começam nesta quarta (22)

Após ser superado pelo Flamengo no Maracanã, o Palmeiras volta a campo nesta quinta-feira (23), às 21h30, para enfrentar a LDU, do Equador, no Estádio Casa Blanca, em Quito, pelo primeiro jogo das semifinais da Copa Libertadores.

Com a melhor campanha geral e líder do Grupo G, com 100% de aproveitamento, o Verdão eliminou Universitario (PER) e River Plate (ARG) no mata-mata. Já a LDU, que fechou o Grupo C na primeira posição, deixou para trás o Botafogo (atual campeão) e o São Paulo na fase eliminatória.

Buscando disputar sua primeira final de Libertadores desde o histórico tricampeonato em 2021, o Verdão tenta melhorar seu aproveitamento na história das semifinais da competição. No total, o Alviverde disputou essa fase 11 vezes (dez no atual formato) e avançou à decisão em seis oportunidades (aproveitamento de 54,54%), sendo eliminado cinco vezes nesta etapa.

Verdão busca sua sétima final de Copa Libertadores

As classificações do Verdão para a decisão ocorreram após eliminar o Independiente Santa Fe (Colômbia), em 1961; o Peñarol (Uruguai), em 1968; o River Plate (Argentina), em 1999 e 2020; o Corinthians, em 2000; e o Atlético Mineiro, em 2021.

Já nas oportunidades em que o Alviverde foi eliminado na semifinal, as quedas ocorreram diante do Nacional (Uruguai), em 1971 (triangular que também contou com o Universitario, do Peru); do Boca Juniors (Argentina), em 2001, 2018 e 2023; e do Athletico Paranaense, em 2022.

Flamengo de Pedro eliminou o Vélez Sarsfield na semifinal da Libertadores de 2022 (Photo by Buda Mendes/Getty Images)

A LDU disputa a semifinal pela terceira vez na história e só avançou em 2008, ao eliminar o América (México). Os equatorianos caíram nesta fase em 1975 (eliminados pelo Unión Española, do Chile) e em 1976 (eliminados pelo Cruzeiro). As eliminações da LDU ocorreram em triangulares que contaram com os peruanos Universitario (1975) e Alianza Lima (1976).

Flamengo avançou em quatro de seis semifinais da história

Em relação aos outros semifinalistas, o Flamengo disputa sua sétima semifinal, com quatro classificações: diante de Deportivo Cali (Colômbia) e Jorge Wilstermann (Bolívia), em 1981 (triangular); Grêmio, em 2019; Barcelona (Equador), em 2021; e Vélez Sarsfield (Argentina), em 2022. Já as eliminações ocorreram nos triangulares de 1982 e 1984.

Por fim, o Racing disputou três semifinais, avançando apenas em 1967, ao eliminar Universitario, River Plate e Colo-Colo (Chile) em um quadrangular. Já em 1968 e 1997, “La Academia” foi eliminada por Estudiantes (Argentina) e Sporting Cristal (Peru), respectivamente.